O que a Copa do Mundo nos ensinou sobre os mochileiros

18/07/2014


Você teria coragem o suficiente para sair de casa sem muito dinheiro, apenas com a animação e a companhia de amigos para ir assistir a Copa do Mundo em outro país? Parece que muita gente teve essa coragem. Podemos ver a orla de Copacabana com váaaarios trailers, vans e malucos por futebol haha. Eles são conhecidos por "Mochileiros", porém eles terão muitas histórias para contar aos seus filhos.

Vimos pessoas que tiraram férias no trabalho e vieram de outros países, bem distantes para falar a verdade, passaram mais de um mês na estrada só para chegar ao país do futebol. E quem diria que essa copa seria uma das melhores?? Apesar da derrota. Ocorreram muitas manifestações e brigas contra a mesma, mas o espirito receptivo do povo brasileiro não conseguiu ficar escondido. Recebemos muito bem os estrangeiros e demos um show de animação.

Para ser mochileiro, você tem que aceitar um estilo de vida muito simples. Sem lugares luxuosos, sem um banheiro para fazer sua higiene, sem lugares confortáveis para dormir. É, toda diversão tem seu preço, mas o importante é festejar e a bagunça deve ser muito boa, não é mesmo? Veja abaixo um vídeo que gravamos para registrar o momento.


Juro, é meu sonho aproveitar uma baita promoção de passagem aérea com uma mochila nas costas e ganhar o mundo. Olha que loucura haha, se no futuro eu puder fazer isso pelo menos uma vez ao ano, ficarei contente. Acontece que, alguém um dia iludidamente vai dizer que conheceu vários lugares em apenas 10 dias. Ou que, o jeito certo de viajar é tal.

Gente isso não existe, eu tenho um jeito de viajar, eu tenho uma maneira de encarar as coisas e eu sei até aonde eu topo me aventurar e sei que posso dizer o mesmo por você. A intensão deste post é mostrar para vocês o jeito que muitas pessoas viajam e cabe corrigir que o que menos importa é a mochila. Não é o mochilão que define o mochileiro, é o compartilhamento de ideias, práticas e maneiras de explorar uma cultura.

Nesta copa aprendi o quanto é essencial economizar ao máximo. Poder pagar menos em hospedagem, procurar lugares baratos para comer e não deixar se influenciar pela vaidade é uma obrigação, DNA viajante. Acredite que você só precisa ter um pouco de paciência, afinal é tudo por conta própria. Já pensou em ir para um lugar onde terá contato direto com o dia a dia da sociedade, conhecer o que eles têm a oferecer, aprender e descobrir mais sobre nós?

A matéria ficou enorme, eu sei. Mas e aê? Gostaram da postagem? Comenta aí até aonde você iria para conhecer e explorar. É mochileiro? Deixa umas dicas pra gente também, afinal muita coisa não foi dita aqui e se vocês curtirem quem sabe não sai parte dois? haha. Beijos, Geovanna.
O vídeo foi produzido pelo nosso editor João Pedro, dá uma olhada no instagram e no blog dele.

4 comentários:

  1. Não é qualquer um que aguenta essa vida de mochileiro.
    Estou planejando um mochilão pro ano que vem com Bolivia, Peru e Chile...
    Estou animada, mas um pouco preocupada.

    Vi muitos argentinos sem dinheiro para voltar pra casa depois que a animação da Copa acabou!
    Gostei do blog!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Carol, vou te bater haha. Meu sonho é conhecer o Chile e Peru. Que bom que está animada, sobre a preocupação é normal. Tem grupos no face sobre mochilão, procura depois. Beijoss

      Excluir
  2. Nossa, muito louco isso, sinceramente eu n teria coragem, mas admiro muito quem tem :D

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho maneiro pra quem curte, mas eu dispenso ter histórias pra contar aos meus filhos. E mesmo que eu não dispensasse, veja a comparação: "Filho uma vez eu fiz um mochilão pra Europa..." X "Filho, uma vez eu fiz um mochilão para o Brasil, país do futebol..." - acho que explicações não são necessárias. rsrsrs
    De fato, o povo brasileiro foi receptivo e essa foi uma grande copa. Mochileiros ou não, é legal saber que essa galera vai voltar pra casa com coisas boas a dizer sobre o Brasil.

    ResponderExcluir