Rio 40° Estilos - A Moda no Rio de Janeiro

01/03/2015

Ah, o Rio de Janeiro. Lugar das belas praias, do cristo redentor e do pão de açúcar. Lugar do calçadão de Copacabana, da Lagoa Rodrigo de Freitas e do Parque Laje. É o local das famosas cariocas: as despojadas, as urbanas, as esportistas, as praianas...

É verdade que hoje em dia a moda do Rio está bem mais variada; Viramos quase uma São Paulo, se encontra de tudo, porém, com o passar dos anos, mesmo em meio à tantos estilos, as origens cariocas se mantiveram. A simplicidade, o contato com a natureza - especialmente se focando nas praias - o desejo de se manter em forma, tudo isso molda a moda da cidade. E eu estou aqui para contar um pouquinho mais desses estilos tão diferentes que se complementam.

1. As Despojadas + A influência do Normcore nesse estilo.

Normcore: é o termo que designa o novo "básico". Prega um estilo minimalista normalmente abusando de tons sóbrios como o branco, o preto e o cinza.

As Despojadas são as meninas que não se importam muito com a Moda, mas ao mesmo tempo conseguem se manter belas e arrumadas. Elas fazem o estilo Megan Fox - pegam a primeira roupa que encontram e ficam absurdamente lindas. Não é porque são Despojadas que não gostam da Moda, elas gostam, apenas não se preocupam com isso. Vestem aquilo que lhes dão vontade, sempre pregando pelo conforto em primeiro lugar. O Normcore quando chegou no Brasil atingiu, principalmente essa parte da moda carioca. Por ser um estilo simples e ao mesmo tempo agradável de se usar, as cariocas que seguem essa linha se jogaram de cabeça (e corpo inteiro, claro). O que usam? Muitos shorts, batas, jeans, óculos e chinelos ou tênis (sapatos fechados num geral - e sem salto, claro). Gostam de acessórios, mas nada muito exagerado. Um ou outro anel, um colar, às vezes uma pulseira - nada de brincos. 



2. As Urbanas

O Estilo urbano inspirado nas cidades grandes. Teve suas origens em Nova York buscando seu nascimento no hip hop. Ele surgiu, pois os adolescentes da época, obcecados com os seus artistas favoritos, queriam cada vez mais vestir-se como eles. E assim foi surgindo uma moda voltada para ser usada nas ruas. E a cada década uma tendência nova surgia. Hoje em dia a moda urbana usa e abusa de estampas, principalmente xadrez, assim como jeans detonado e estonado, shorts e roupas mais "largadas". É o estilo para ser usado no dia-a-dia. Aqui no Rio, a nossa moda urbana se assemelha ao estilo dos skatistas e do streetwear - conforto aliado de cores sem fugir do clássico urbano.



 3. As Esportistas

Rio de Janeiro é sinônimo de saúde, exercício e esporte. Com paisagens belíssimas fica difícil não se sentir tentado a dar aquela corrida pela orla de Copacabana. Tamanha influência não podia faltar na Moda e é por isso que o sportwear virou tendência nas ruas e os itens de academia se transformaram em itens fashion, funcionando muitas vezes como acessório - dando um up no look. Os tênis de corrida, as leggings, as regatas, os tops e até mesmo as mochilas. Um estilo que prega pelo conforto e pela boa forma antes de tudo. 


4. As Praianas

A primeira coisa que vem a mente quando se pensa em Rio de Janeiro, não tem jeito, é o Litoral. A moda praia, talvez, seja uma das ramificações da moda mais expressivas aqui na cidade carioca. O Sol quente, a areia e a água contribuem para roupas leves e frescas, tudo a ver com o verão. Aliás, o clima quente invade as cores e são expressas na forma do vermelho, do amarelo, do laranja, do neon e dos tons pastéis. Os tecidos de crochê e renda são os favoritos para a sobreposição. Chapéus e óculos de sol, bem como chinelos, são itens indispensáveis. Pegue a sua Havaiana e aproveite essa Onda!


5. As Brasileiras

O último estilo dominante no Rio de Janeiro é o próprio estilo Brasileiro. O Tropicalismo, a Natureza, as estampas florais dominam o nosso jeitinho único de se vestir. Muito verde, muito vermelho, muito azul. Cores que harmonizam entre si num mix de estampas magnífico. Também combinam com os chinelos e sapatos mais baixos, pois como manda o figurino o carioca sempre vai buscar o conforto. Nessa linha de estilo também abre espaço para a moda ecológica, muito em alta nos tempos de hoje. As meninas que gostam desse estilo seguem um molde boho-tropical.


Deu para perceber que mesmo dentre os estilos mais diferentes há uma proximidade muito grande entre eles: seja na paleta de cores, seja nas estampas, seja no conforto e na leveza das peças. Ser carioca é prezar por uma paz de espírito - na saúde, no jeito de ser, no trabalho e até mesmo no estilo. O carioca é tranquilo e simpático, portanto usa e abusa das cores. O Rio é uma cidade quente, portanto o uso de regatas, shorts, chinelos, vestidos se tornam mais frequentes. Espero que tenham gostado desse pequeno passeio pela moda carioca. 

Agora que acabei de falar, posso roubar um tempinho para me apresentar: Meu nome é Ana e eu sou dona do blog Quero Mais Pizza lá eu falo um pouquinho de tudo, dou dicas de coisas que sei e debato assuntos que julgo serem importantes, aqui eu vou falar apenas de moda e tendências. Sou oficialmente uma estudante de moda há, mais ou menos, duas semanas e vocês não sabem o alívio que é poder dizer isso. Sempre fui muito apaixonada pela moda e sua história. Adoro desenhar e estou desenvolvendo uma pequena paixão por fotografia. Tenho dois cachorros adoráveis. E sou apaixonada por morangos (e pizza, haha). Durante a semana vou colocando posts no blog, aqui, infelizmente, nos veremos apenas uma vez por semana. Mas caso bata uma saudade de mim, corre lá nas minhas redes sociais e bata um papo comigo: twitter e instagram. Ou então, entrem em contato através do meu e-mail: queromaispizzablog@gmail.com.

Um beijo grande e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário