Volta ao Mundo em Cinco Tendências

13/03/2015

Hoje eu vou falar sobre as tendências que chegaram ao Brasil, mas que surgiram a partir de diferentes partes do globo. Com a Internet, as informações chegam a nós muito mais rápido e isso também acontece na moda, de modo que hoje temos um contato maior com outras partes do mundo quando antes isso não era possível.

Reuni aqui cinco tendências que surgiram inspiradas na história de cinco países diferentes. Vou mostrar pra vocês como era no passado e como usamos hoje. 

1. Pop Art

O Pop Art é um movimento artístico que surgiu na Inglaterra nos anos 50, porém foi muito mais influente nos Estados Unidos na década seguinte. Utiliza de diferentes materiais para produzir sua arte que vão desde gesso, até a tinta e o látex. Inspira-se, principalmente, na cultura popular do momento. Na moda se traduziu através das artes famosas, bem como nas cores e referências à personagens populares. 

Repare nas cores fortes utilizadas tanto nos quadros quanto nas estampas.


2. Cigana

Os ciganos são um grupo nômade com origens na Índia. Eles possuem uma cultura própria, bem como vestimenta e rituais. Na moda o estilo cigano chegou não apenas nas roupas, mas também em acessórios como colares, pulseiras e anéis. O caimento e o formato da roupa é que vão dizer se é "cigano" ou não e não tanto as cores. As roupas, como vão perceber, denotam muito movimento, pois os ciganos dançam muito e precisam de tecidos próprios para isso. 

Ciganas representadas através do desenho (a segunda é a esmeralda da Disney), no lado esquerdo.

3. Sandália Gladiadora

Não é muito difícil identificar a inspiração desse sapato. Roma, é claro. Os Gladiadores eram lutadores escravos e encaravam um treino intenso. O objetivo eram as lutas entre os guerreiros, usadas para entreter o público (e o governante) romano. A sandália gladiadora hoje é usado para compor diversos looks e transformamos o passado sangrento em um acessório versátil usado em diversos estilos. 

À esquerda, representação de um gladiador e foto do filme "O Gladiador"

4. Étnica

As estampas étnicas na realidade é um conjunto de influências de diferentes povos: as padronagens podem vir tanto dos índios norte-americanos, dos astecas ou dos povos africanos. Eles desenvolveram técnicas de estamparia muito curiosas, algumas ainda são usadas por tribos indígenas e povos da África até hoje. Na moda usamos em praticamente tudo, vestido, shorts, camisas e até em sapatos e bolsas. 

Representações da cultura africana, à esquerda.

5. Kimonos

Para encerrar, trago aqui a influência da cultura oriental com os seus Kimonos. A palavra significa coisa de vestir e o termo tem origem no Japão. É um traje típico e antigo, os japoneses costumavam usá-los tanto no dia-a-dia quanto na religião. Até hoje, alguns rituais religiosos pedem o uso desse traje. Para a moda Ocidental foram adaptados como uma espécie de casaquinho com tecido fino para sobrepor o look.

O Kimono completo mostrado, à esquerda.


Espero que vocês tenham gostado dessa volta pela história. Eu acho impressionante como tradições de povos tão diferentes conseguem se traduzir na atualidade e ser usado por todos, no mundo inteiro. 

Como sempre: meu nome é Ana e eu sou dona do blog Quero Mais Pizza lá eu falo um pouquinho de tudo, dou dicas de coisas que sei e debato assuntos que julgo serem importantes, aqui eu vou falar apenas de moda e tendências. Falando em moda, corre lá no meu blog que o meu último post fala sobre as Coroas de Flores, que para quem não sabe, surgiu dos anos 70 com o movimento naturalista e hippie, nos Estados Unidos. Sempre fui muito apaixonada pela moda e sua história. Espero que tenham gostado do post dessa semana, mas caso bata uma saudade de mim, corre lá nas minhas redes sociais e bata um papo comigo: twitter e instagram. Ou então, entrem em contato através do meu e-mail: queromaispizzablog@gmail.com.

Um beijo grande e até o próximo post <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário