A Moda que virou História

01/04/2015

Primeiramente, quero começar esse post pedindo desculpas pelo sumiço de uma semana. Não, eu não fui embora para nunca mais voltar, apenas tive problemas com o horário e por isso não consegui encontrar tempo para postar no Desenrola. 

Segundo, uma breve explicação do título: a Moda nunca vira História de verdade, pois ela está sempre voltando - mesmo que a influência não seja tão grande ou expressiva quanto era na época. Portanto, é bem capaz que algumas tendências que irei citar ainda sejam usadas hoje em dia em um detalhe aqui ou ali. 

Terceiro, as opiniões aqui expressas são inteiramente minhas. Sinta-se livre para discordar da maneira que quiser e não se sinta - de jeito nenhum - limitado a seguir o que cito nesse texto. 

Com isso esclarecido, vamos às tendências que eram muito usadas, mas hoje se reservam ao passado. 

1. Crocs


Em 2002 esses sapatos feitos de um material parecido com borracha viraram febre. Criados com a ideia de serem um spa para os pés, o design deixou a desejar em muitos sentidos. O sapato fez tamanho sucesso que até mesmo a Rihanna se rendeu. Porém, como a maior parte das tendências que  fazem muito sucesso, muito rápido, eventualmente acabam caindo no desuso. Em outras palavras, nas crianças até ficava bonitinho e usável, porém nos adultos... 

2. Pochetes


As pochetes fizeram sucesso na década de 90, pois trazia uma proposta de ser prática e confortável. Criada para um contexto esportivo, muita gente ainda tem problemas com esse acessório. Porém, em 2015 a Chanel, Marc by Marc Jacobs e algumas outras marcas de alto escalão trouxeram a proposta de repaginar essa bolsa própria para a cintura. Foi vista em várias passarelas e muitas It Girls e Celebridades usaram, mas sua volta não foi tão expressiva quanto o esperado visto que a maior parte da população teve dificuldade em reaceitá-la.


3. Saia Masculina



Embora eu ache essa tendência incrível, muitos homens e mulheres não gostam e até possuem certo preconceito com ela. Uma das consequências que o machismo traz para a nossa sociedade. Muitos vão pensar que essa ideia de "homem usar saia" é algo novo que surgiu com o Século XXI e suas modernidades, mas não. A Saia Masculina é muito mais antiga do que se pensa: na pré história homens usavam saias, pois era mais fácil de se locomover - ajudava na caça, na pesca e na fuga dos perigos. E durante muito tempo a saia continuou fazendo parte do vestuário masculino: no Egito, na Grécia, na Índia e até na Inglaterra (na era medieval). 

4. Ombreiras


Ah, os anos 80... foi a década do exagero. Muitas cores, brilhos e é claro, ombreiras. Ombreiras enormes que demarcavam bem (beeeeeeeem) os ombros. A moda até voltou em 2010, - com as extravagâncias contidas - mas não durou muito tempo. Vamos combinar: o volume era incrivelmente desnecessário.

5. Rufos


Os Rufos da Renascença também foram bem famosos na época - sendo usados apenas pela nobreza e por reis e rainhas. Era comum adornar o pescoço e os pulsos com eles - como era comum o estilo Vitoriano tudo era muito chamativo e exagerado. Como sempre, os rufos acabaram voltando nos detalhes das mangas - bem pequenos e sutis - mas nunca do jeito que a Elizabeth I, da foto, adorava. 

Espero que vocês tenham gostado de relembrar essas tendências que um dia já foram muito usadas. Mesmo com os exageros preciso admitir que há algo sobre elas que carrega a história da época em si e eu acho isso muito interessante. Vocês não?

Como sempre: meu nome é Ana e eu sou dona do blog Quero Mais Pizza lá eu falo um pouquinho de tudo, dou dicas de coisas que sei e debato assuntos que julgo serem importantes, aqui eu vou falar apenas de moda e tendências. Sempre fui muito apaixonada pela moda e sua história. Espero que tenham gostado do post dessa semana, mas caso bata uma saudade de mim, corre lá nas minhas redes sociais e bata um papo comigo: twitter, página do face instagram. Ou então, entrem em contato através do meu e-mail: queromaispizzablog@gmail.com.

Um beijo grande e até semana que vem <3



Nenhum comentário:

Postar um comentário